10

#DicasDeLivros [Resenha] - A Startup de $100 - Chris Guillebeau



Autor: Chris Guillebeau
Editora: SARAIVA
Ano de Edição: 2013
Nº de Páginas: 240

ONDE COMPRAR:   
|SARAIVA  | LIVRARIA CULTURA  | BUSCAPÉ
"Lembre-se de que este livro não é sobre fundar uma grande startup na internet, nem sobre abrir um negócio tradicional vestindo um terno e indo ao banco para implorar que eles lhe façam um empréstimo, mas é o relato de pessoas que encontraram um jeito de realizar seus sonhos e ganhar um bom dinheiro se ocupando de suas paixões. E se o sucesso dessas pessoas pudesse ser replicado? E se existisse um plano mestre que você pudesse seguir, aprendendo com as pessoas que conseguiram?"

Chris Guillebeau - Página 12

Quando comprei este livro, pensei que ele fosse apenas contar casos de sucesso de grandes empreendedores que iniciaram com pouco capital, porém ele foi muito além das minhas expectativas. Além de expor as histórias, ele dá várias dicas fundamentais para quem deseja criar seu próprio negócio.

Ao longo das 240 páginas o autor foi narrando casos de pessoas em diversas partes do mundo que conseguiram abrir seu próprio negócio. Cada um, com uma trajetória e em um mercado diferente: São casos como o de Michael Hanna que se viu desempregado após 25 anos no mercado de vendas, e encontrou em alguns colchões de ponta de estoque, a possibilidade de manter a casa (na verdade, os colchões "surgiram" em sua vida após um amigo, dono de uma loja, comentar que estava com um caminhão cheio de colchões de ponta de estoque e não sabia o que fazer com eles. Parecia maluquice no início, mas o pior que poderia acontecer era acabar vendendo-os a preço de custo - As vendas como é de se supor, fizeram o maior sucesso, transformando-se em uma empresa altamente lucrativa), ou como o de Rhett, um motorista de tuk-tuk da Phonon Penh, Camboja, que com honestidade e muito trabalho, consegue ganhar muito mais do que seus colegas que desempenham a mesma função (enquanto a maioria ganha de 2 a 5 dólares diários, Rhett consegue ganhar $50). Com seu trabalho, Rhett conseguiu até mandar a filha à faculdade, a primeira da família deles a concluir o ensino médio... São inúmeros casos contados de uma maneira gostosa e envolvente. Gostei muito!

Os capítulos do livro são divididos 14 em partes:
1 - Renascimento
2 - Dê o Peixe
3 - Siga (talvez) a sua paixão
4 - A ascensão do empreendedor itinerante
5 - Os novos Fatores Demográficos
6 - Planos de Negócios de uma única página
7 - Uma oferta irrecusável
8 - Lançamento
9 - Como agitar as coisas com a delicada arte da autopromoção
10 - Mostre o dinheiro
11 - Seguir em Frente
12 - Como criar a própria franquia
13 - Pensamento em longo prazo
14 - E se não der certo?

Entre os tópicos do livro, ele ressaltou e separou "Seis passos para quem quer começar a trabalhar por conta e não sabe por onde iniciar", disponibilizou um "Plano de negócios de uma unica página" (me ajudará muito) e até elaborou um "Acordo de parceria de uma página" para quem deseja ter um sócio.

Se você assim como eu, sonha em ter seu próprio negócio e precisa de um pontapé inicial... Essa é a grande oportunidade! Tenho certeza de que pelo menos um dos casos também irá inspirá-lo, e o fará perceber que sua ideia pode sim dar certo!

_______________________________________________________

No final do mês passado fiz um post falando sobre os livros que eu estava lendo. Dois deles desde então já foram finalizados, e aos poucos vou escrevendo sobre o que achei de cada um (abaixo, segue a lista de leituras recentes):

A Startup de $100 (Chris Guillebeau)✔ Lido!
Trabalhe 4 Horas por Semana (Timothy Ferriss) ✔ Lido!
As Armas da Persuasão (Robert B. Cialdini),
Guia Definitivo do E-mail Marketing (Waldow Falls)
Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)
A Cabeça de Steve Jobs (Leandro Kahney)
Poder do Hábito (Charles Duhigg)
Rápido e Devagar - Duas Formas de Pensar (Daniel Kahneman)
Escolha você - Transforme-se em uma máquina de ideias, aprenda a resolver problemas e ganhe dinheiro (James Altucher)


_______________________________________________________
Você poderá gostar também:
#DicasDeLivros! Minhas Últimas aquisições!
#DicasDeLivros - A Culpa é das Estrelas (Johnn Green)
#DicaDeLivros - O Monstro (Fábio Coala)


Gostou do post?! Então curta o JB no Face e faça essa blogueira feliz! Não vai levar nem um segundo! Basta clicar no botão "Curtir" logo abaixo! ;)

10

Deixe seu comentário no Formulário abaixo: